Alternativas para a produção de biocombustíveis

Abrindo o período letivo de 2010, a Escola de Química organizou a terceira edição dos “Seminários em Processos Químicos e Bioquímicos”, que realizará palestras todas as segundas-feiras, entre 29 de março e 26 de abril (exceto 19/4). O primeiro convidado foi Paulo César Abreu, do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (UFRG), que apresentou o tema “Uso de microalgas na produção de biocombustíveis: potencialidades e limitações”.

O pesquisador, ex-aluno da UFRJ, desenvolveu um método para a extração de energia das microalgas de água salgada. O produto final é um biocombustível que pode ser utilizado da mesma maneira que os já existentes no mercado. O projeto, financiado pela Petrobras, também conseguiu encontrar microalgas que sobrevivam em “água de produção”, um resíduo da extração do petróleo que contém óleos pesados, enxofre e amônia e necessita de alto gasto energético para ser limpa e lançada de volta à natureza. As algas facilitariam o processo ao funcionar como um biofiltro: retiram o excesso de amônio da água de produção.

Ao final da palestra, Paulo César Abreu salientou a necessidade da criação de redes de informações entre os cientistas no Brasil para que ocorra uma troca, passo essencial para a produção de conhecimento e para o desenvolvimento da ciência. O pesquisador elogiou iniciativa do coordenador do evento, professor Peter Seidl, de trazer para a UFRJ discussões como as propostas pelos Seminários.