">Nesta quinta-feira (1º/4), o curso de extensão “Universidade das quebradas”  conta com a presença do músico Marcelo Yuka.

“Universidade das quebradas” recebe o músico Marcelo Yuka

O curso de extensão “Universidade das quebradas”, organizado pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (Pacc-UFRJ), tem início nesta quinta (1/4), com a presença do músico Marcelo Yuka. O programa do projeto será apresentado pelas coordenadoras Heloísa Buarque de Hollanda e Numa Ciro e, em seguida, Yuka fará a palestra inaugural: “Estética e conhecimento nas quebradas”. O evento acontece no Auditório Professor Manoel Maurício, às 14h.

A principal meta do projeto, que vai de março a dezembro de 2010, é repensar a formação cultural do país e buscar novas formas de expressão. O curso é oferecido a produtores culturais e artistas das comunidades do Rio de Janeiro que desenvolvam trabalhos de destaque cultural, mas que não tenham acesso à instrução formal.

A palestra de abertura tem como objetivo destacar a importância da estética e do conhecimento para transformar a realidade dos territórios populares. Para Yuka, o viés de criação artística e o investimento na informação são elementos decisivos na formação de sujeitos autônomos, criativos e produtivos, além de possibilitar a constituição de coletivos atuantes no processo de transformação social, econômica, cultural e política.

Ex-integrante da banda O Rappa, Marcelo Yuka tem atuação destacada também como ativista social. Depois de fiar paraplégico, após uma tentativa de assalto, o músico deixou o grupo e criou um projeto social chamado F.Ur.T.O, homônimo de sua banda atual.

As aulas acontecem quinzenalmente, às quintas-feiras, das 14h às 17h. O auditório fica no prédio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus da UFRJ na Praia Vermelha (Av. Pasteur, 250).