">Recepção aos novos graduandos contará com mesa redonda para discutir o papel do profissional e o mercado de trabalho.

Mesa redonda sobre profissão abre semestre no Instituto de Química

O Instituto de Química (IQ-UFRJ) recebe seus novos alunos de graduação. A direção do IQ organizou dois eventos para recepcionar os 40 estudantes para o curso de Licenciatura e 50 para o de Químico com Atribuição Tecnológica. Nesta segunda (29/03), na sala 633 do instituto, será realizado o encontro de boas vindas para a turma de Licenciatura, às 18h, com a participação do professor Joaquim Fernando Mendes da Silva, diretor adjunto de Graduação e coordenador do Curso de Licenciatura em Química. Na terça (30/03), às 9h, no mesmo local, eles serão recepcionados pela professora Cássia Curán Turci, diretora do IQ. Em seguida, às 10h, haverá a mesa redonda “A profissão do químico” quando a carreira será discutida por três ex-alunos.

Para o professor João Francisco Cajaíba da Silva, coordenador do curso de graduação do IQ, a ideia da mesa redonda é mostrar aos novos alunos que, ao oferecer uma sólida formação acadêmica na área, o Instituto permite que o futuro químico se torne capaz de trabalhar em qualquer campo, seja seguindo  carreira acadêmica, seja trabalhando numa empresa. “O momento de plantar é agora, porque mais tarde isso lhe será retribuído”.

A mesa redonda será formada pelos ex-alunos Marcus Vinicius Valença Ferreira, atualmente gerente de fábricas de CO2 (RJ e Goiás) de uma grande empresa no setor de produtos químicos, Michelle Jakeline Cunha Rezende, recém-concursada do Departamento de Química Orgânica da UFRJ, e Viridiana Santana Ferreira, do Instituto Nacional de Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia (INT-MCT).