">Terá início nesta terça (30/03) a série de eventos “Calouros Pró-Haiti UFRJ”, uma realização da Comissão dos Centros Acadêmicos e do DCE Mário Prata.

Estudantes realizam série de eventos em solidariedade ao Haiti

Terá início nesta terça (30/03) a série de eventos “Calouros Pró-Haiti UFRJ”, uma realização da Comissão dos Centros Acadêmicos da UFRJ e do Diretório Central dos Estudantes (DCE Mário Prata).  A programação inclui uma série de debates sobre as melhores formas para prestar colaboração internacional ao Haiti, país situado no Caribe, abalado em janeiro deste ano por um terremoto, que matou mais de 200 mil pessoas.

Nesta terça, às 9h30, será realizado um debate no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs-UFRJ), no Largo de São Francisco, no Centro do Rio. Participam o professor haitiano Frank, membro da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas), Otávio Calegari, membro da Assembléia Nacional dos Estudantes – Livre (Anel), Mará Onijá, integrante do Núcleo Pão e Rosas, Elísio Alexandre, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH). Na quarta (31/03), às 9h, as discussões ocorrem na Faculdade Nacional de Direito (FND/UFRJ), na Rua Moncorvo Filho, ao lado do Campo de Santana. Além de Otávio Calegari, o evento terá a presença de Emil Chireno, gerente de projetos internacionais da United Nations Association of the Dominican Republic (Una-DR) e do diplomata André Costa.

No dia 9 de abril, acontecerão debates simultâneos das 9h às 11h nos campi da Praia Vermelha e da Cidade Universitária (Centro de Tecnologia, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza e Faculdade de Letras). Encerrando a programação, no dia 17 de abril, será realizado o Grande Festival UFRJ Pró-Haiti, no campus da Praia Vermelha, com a presença dos grupos musicais Casuarina e Trilogia. Também está programada uma exibição de fotografias, matérias e documentário sobre o país caribenho.