Pesquisadores debatem tecnologia e redes sociais

Durante o primeiro dia do encontro internacional “Políticas públicas, redes e territórios”, realizado na quinta (25/03), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur-UFRJ), cinco pesquisadores discutiram o tema “Redes, comunicação e coesão social”, no painel da tarde.

A pesquisadora Hélène Pétry, da Universidade Sciences Po Paris, apresentou sua pesquisa de doutorado, na qual analisa as redes sociais digitais formadas por adolescentes de comunidades menos favorecidas em Paris e no Rio de Janeiro. Ela questiona se o acesso dos jovens às tecnologias digitais compensa a posição desfavorável no âmbito social. Pétry concluiu que o uso que se faz das tecnologias nessas comunidades pouco difere da forma como elas são aproveitadas por adolescentes que não vivem nos “guetos”.

Pétry também constatou que as tecnologias digitais contribuem para a construção das redes sociais, com jovens passando a estabelecer contato com adolescentes de outra realidade social. No entanto, a pesquisadora alerta que muitas vezes é necessário o conhecimento pessoal prévio para a constituição das redes sociais.

Celso Alexandre Avelar, pesquisador do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe-UFRJ), apresentou seu projeto de mestrado acerca das organizações sociais de base comunitária na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. A pesquisa resultou no projeto de extensão Núcleo de Solidariedade Técnica (Soltec), responsável pela criação do portal comunitário da Cidade de Deus. Avelar ressaltou que o portal tem o objetivo de integrar a comunidade através da participação das organizações sociais com dificuldades de trocar informações, além da pouca interação com o poder público. Atualmente, 12 das 25 organizações de base comunitária do bairro participam do site. Para o pesquisador, “tecnologia e organização se determinam mutuamente”.

Avelar ainda antecipou o próximo projeto de extensão na Cidade de Deus, “Análise crítica da mídia”, a ser iniciado em maio, através do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (Lecc-UFRJ).

Também foram programadas as palestras de Viviane Dias, doutoranda de Ciências Sociais da Unicamp, Selma Valeria Magalhães e Marcos Pinto, ambos do Núcleo de Políticas de Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Durante a manhã, foi realizado o debate “Redes, comunicação e coesão”, que contou com a presença da pesquisadora brasileira Rosa Maria Pedro, do Instituto de Psicologia (IP-UFRJ).