Consuni aprova mudança no nome do Núcleo de Estudos em Direitos Humanos

O Conselho Universitário (Consuni), em sessão realizada na quinta-feira (25/03), decidiu, por unanimidade, fazer uma homenagem póstuma a Suely Souza de Almeida, ex-professora da Escola de Serviço Social (ESS-UFRJ) e ex-decana do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH) levará oficialmente o nome de Suely Souza de Almeida, que foi uma das idealizadoras do núcleo.

Diante da família da homenageada, discursaram a professora Mariléa Venâncio, atual diretora do Nepp-DH, Marcelo Corrêa e Castro, decano do CFCH, e Alcino Câmara, relator do processo e decano do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE). Alcino fez um relato biográfico acerca da obra da professora Suely.

De acordo com Marcelo Corrêa e Castro, a homenageada representa a “não aceitação do cinismo ético, da assepsia moral, da naturalização do que há de pior na sociedade que permeia nossos tempos. Suely não será apenas um nome em uma placa, mas uma inspiração ao núcleo”. Para Mariléa Venâncio, a decisão foi “uma justa homenagem à professora, pesquisadora, consultora, administradora acadêmica e muito mais, que por todos os dias de sua curta trajetória soube dignificar sua profissão, defender a esfera pública e lutar resolutamente pelos Direitos Humanos”.

Mudanças no NCE

Na sessão, foi aprovada também a transformação do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) em Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais. Como o NCE oferece cursos próprios, inclusive de extensão, e participa de cursos de pós-graduação, a mudança objetivou adequar ao Estatuto da universidade o que já se evidencia na prática.

Em relação ao pólo avançado da UFRJ em Macaé, os conselheiros seguiram o parecer da Comissão de Desenvolvimento e aprovaram a transformação do pólo em Centro Integrado. “A idéia é que Macaé seja um laboratório de nossas melhores idéias, que represente o novo, que supere a departamentalização”, explicou o professor Alcino Câmara.  No entanto, não foi aprovada alteração do artigo 17 do Estatuto da UFRJ, que incluiria o Centro Integrado de Macaé na estrutura média da universidade, constituída por um conjunto de centros, órgãos de coordenação das atividades universitárias nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, pelo Fórum de Ciência e Cultura e pelo Complexo Hospitalar da UFRJ.