Estamos preparados para um mundo limpo?

O cineclube Ciência em Foco, da Casa da Ciência da UFRJ, exibe o filme Stalker no dia 3 de abril, às 16h. O evento faz parte da exposição “Energia Nuclear”, em exibição de 26 de março a 27 de junho. O longa-metragem do diretor Andrtei Tarkovsky, será seguido pela palestra “Garimpando o imponderável: a energia limpa e a sociedade suja”, com o professor Octavio Aragão.

Baseado no romance “Roadside Picnic”, dos irmãos Strugatsky, Stalker conta a história de um experiente stalker (termo inglês que significa, em tradução livre, "o espreitador", ou "aquele que se esgueira") que, juntamente com um escritor e um físico, invade um território proibido chamado “zona”. Muitos almejam entrar no local – originado por um misterioso acidente – para chegar ao “quarto”, onde supostamente os desejos íntimos de cada um seriam realizados.

Octavio Aragão discutirá as possíveis consequências de se criar equipamentos capazes de livrar o mundo da poluição, com o cenário pós-apocalíptico do filme como pano de fundo. A questão que o professor pretende levantar é: será que estaríamos preparados para um mundo limpo?

Doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ (EBA/UFRJ), Octavio Aragão é professor da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO-UFRJ). Publicou o romance A mão que cria (Mercuryo, 2006) e diversos contos em antologias de literatura fantástica e ficção-científica.

Stalker foi lançado em 1979 possui classificação etária para 16 anos. O cineclube exibe um filme seguido de debate no primeiro sábado de cada mês com o objetivo de estimular a produção e circulação de novas ideias. A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Müller, 3. A entrada é franca.