">Os professores Antonio Sole-Cava e Blanche Bitner-Mathé assumem na quarta-feira (31/03) os cargos de diretor e vice-diretora da unidade.

Posse da nova diretoria do Instituto de Biologia

Na quarta-feira, 31 de março, os professores Antonio Mateo Sole-Cava e Blanche Christine Bitner-Mathé assumem, respectivamente, os cargos de diretor e vice-diretora do Instituto de Biologia (IB) da UFRJ. A cerimônia acontece às 16h no Salão Azul, localizado no bloco A do Centro de Ciências da Saúde, na Cidade Universitária. Toda a comunidade do IB está convidada.

A nova diretoria foi eleita nos dias 15 e 16 dezembro de 2009 pela chapa “Evolução”, a única inscrita no pleito. Em sua gestão, Antonio Mateo, ex-aluno do IB-UFRJ, pretende dar continuidade ao trabalho anterior da ex-diretora Maria Fernanda Nunes, apoiando mais projetos entre os departamentos. Ele também quer investir na capacitação dos funcionários técnico-administrativos e na construção de um novo prédio para o instituto, além de dar suporte ao campus de Macaé e de Xerém e fortalecer o vínculo com instituições estatais, como a Petrobras e a Eletrobras.

Antonio Mateo possui bacharelado em Ecologia e Biologia Marinha pela UFRJ, mestrado em Oceanografia Biológica na Fundação Universidade do Rio Grande, doutorado em Biologia Marinha pela Universidade de Liverpool e pós-doutorado em Genética Marinha nas Universidades de Oxford e Montpellier. No Instituto de Biologia, já foi chefe do Departamento de Genética e desenvolveu linhas de pesquisa sobre biodiversidade molecular, genética pesqueira e taxonomia de grupos recentes. Publicou ainda quatro livros e 71 artigos para periódicos.