">Novo curso, lançado nesta quinta (18/03), tem participação também da UFF, UERJ e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Parceria entre universidades cria novo programa de pós-graduação

O novo programa de pós-graduação em Bioética, criado em associação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), abriu suas atividades nesta quinta-feira (18/03) no auditório do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iecs) da UFRJ. O evento contou com a presença de Aloisio Teixeira, reitor da UFRJ, Ricardo Vieira Castro, reitor da Uerj, Paulo Henrique Gadelha Vieira, presidente da Fiocruz, e Marisa Palácios, coordenadora de pós-graduação do Iesc, além de professores e alunos que lotaram o local.

No início do discurso, a professora Marisa Palácios elogiou o projeto e afirmou que se trata de um grande desafio. “Foi necessário colocar o assunto da Bioética em evidência nas quatro unidades de ensino superior que a pós-graduação abrange.”

A importância da Bioética na saúde coletiva foi ressaltada pela coordenadora de pós-graduação: “A disciplina visa propor soluções para problemas e resolver conflitos individuais e coletivos ligados à área da saúde e da integridade. Explorando conceitos e teorias, a Bioética busca o diálogo para proporcionar a melhoria plena da saúde coletiva no país”, argumentou.