">Inscrições para a próxima etapa do concurso, que definirá a melodia do hino, começam no próximo dia 5.

Divulgada letra do Hino da UFRJ

O Centro de Letras e Artes (CLA) divulgou, na manhã desta quinta-feira (18/03), o resultado da primeira etapa do concurso do Hino da UFRJ. Lançada no ano passado, a iniciativa tem como objetivo escolher um hino oficial para a instituição que, apesar de ser uma das mais antigas do país, não possui um canto solene em sua homenagem.

A composição vencedora da primeira fase, intitulada Sou UFRJ, é de autoria de Eva Shirlene da Silva Pinto. As letras escritas por Moacyr dos Santos Gadelha e Paula Maria Abrantes Cotta de Mello ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares.

No hino Sou UFRJ, Eva faz alusão à capacidade de a instituição abrigar em si a pluralidade de saberes e de pessoas. Na última estrofe, a letrista destaca a inclinação da universidade à pesquisa e seu papel fundamental na formação de seus estudantes.

Na próxima etapa, será definida a composição musical do hino, que deve ser baseada na letra vencedora. As inscrições para essa etapa ocorrem de 5 de abril a 5 de junho de 2010. Os candidatos poderão inscrever-se com até duas obras, sem parceria.

Segundo o edital do concurso, as obras devem ser inéditas e precisam evidenciar um pouco da história e da representatividade da UFRJ.  Os vencedores serão premiados com R$ 5 mil cada um. Além disso, até duas outras obras concorrentes receberão prêmios de R$ 2 mil e R$ 1 mil reais, respectivamente.

Para mais detalhes, acesse  o edital do concurso ou ligue para (21) 2598-1700/1703.

Conheça a letra vencedora do concurso:

SOU UFRJ!

Oh, Deusa da Sabedoria!
Tu és a minha inspiração!
Nesta jornada, a estrela-guia,
E deste hino, a emoção.
Sou UFRJ! A educação é a minha rota.
Sem temor ou preconceito,
Abro o coração ao mundo inteiro!

[REFRÃO]

Universidade Federal
Do Rio de Janeiro,
O sonho encantado, do povo brasileiro.
A chave da vitória,
Universo em evolução;
Da sociedade, a glória;
Do país, a solução.

Universidade do Brasil,
Na vanguarda desta nação,
Consciência, cultura ou arte brasileira,
Abrindo fronteira à globalização.
Em pesquisa, pioneira,
Formação do cidadão,
Incansável e mais forte a cada geração!