Aula inaugural na Faculdade de Educação debate melhorias na formação dos professores

A palestra da professora Ana Maria Monteiro, na última terça (16/03), inaugurou as aulas do curso de especialização lato Sensu “Saberes e Práticas na Educação Básica para Professores (Cespeb)”. O objetivo foi discutir novas oportunidades para a formação dos profissionais de Educação, visando à melhoria do ensino nas escolas brasileiras.

O Cespeb, criado em parceria com o Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ e organizado por  Ana Maria Machado, é um curso voltado para os professores dos ensinos Fundamental e Médio. “Não é um treinamento, uma capacitação ou atualização, mas formação continuada”, afirmou Carmem Gabriel, uma das professoras presentes no evento.

De acordo com Ana Maria, uma das propostas do curso é modificar os conceitos pré-concebidos sobre o professor, sem eliminar suas capacitações e deveres, promovendo um ensino continuado em que não apenas a formação universitária é importante, mas toda a integração entre o professor, a escola e a sociedade. Para a organizadora, muito há a ser feito nos currículos das faculdades de Educação para que o aluno encontre esse equilíbrio durante sua formação e, depois, no trajeto profissional. “É preciso levar em conta sua experiência pessoal, o histórico de vida, suas influências e a formação”, disse.

O professor, que, segundo Ana Maria, já foi tratado como um tecnicista ou portador – e não criador – de conhecimentos, precisa entender os seus saberes para transmiti-lo com responsabilidade. “A formação não é só curricular, já que o saber curricular é apenas um recorte da realidade. Há também a realidade de cada pessoa e do ambiente”, comentou.

Os organizadores do projeto acreditam que a formação dos educadores deve priorizar o conhecimento de forma progressiva e não apenas com cursos de atualização rápidos, tendo em vista que os questionamentos e as problemáticas enfrentados hoje pelos profissionais de educação são muito complexos.

Miriam Kaiuca, vice-diretora do CAp-UFRJ e professora do curso, acredita que em um “país diverso e múltiplo” como o Brasil, os professores precisam se articular cada vez mais com as realidades de cada situação buscando sempre “o aprendizado e o questionamento”, de acordo com suas palavras.

Marcelo Corrêa e Castro, decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ, acredita que até hoje a formação do professor é superficial. Segundo ele, o Cespeb visa mudar este paradigma, buscando o reconhecimento do ofício da docência. “Todos os professores aqui têm muita experiência no ensino Fundamental e Médio”, disse. “É aliando esta experiência com a vivência universitária de pesquisa e reflexão, que o curso pretende transformar a visão do professor”, completou o decano. “É o melhor projeto em prol de um avanço na formação profissional docente no país”, concluiu Miriam Kaiuca.