">Governo autoriza concursos para abertura de 21,6 mil vagas, das quais 9,6 mil para as Instituições Federais de Ensino Superior.

Universidades reforçam quadro efetivo

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou a realização de concursos públicos para provimento de cargos efetivos nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs) e nas Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (IFETs). Serão 21.645 vagas, das quais 9.645 destinadas às universidades federais e 12 mil para os institutos federais.

Para as IFEs, a realização do concurso público será para o provimento de 4.992 cargos de professor da Carreira de Magistério Superior, 300 de professor da Carreira de Educação Básica, Técnica e Tecnológica e 4.198 de técnicos administrativos em Educação. Há outras 108 vagas para professor da Carreira de Magistério Superior e 47 para técnicos administrativos em Educação, referentes a concursos já realizados em 2009. O Ministério da Educação ainda definirá como será feita a distribuição das vagas nos estados.

Os concursos têm o objetivo de atender as demandas das universidades federais e da rede de educação profissional e tecnológica que estão em processo de interiorização e expansão.