">Apresentação do banco de provas para ensaios de combustíveis pesados e lubrificantes acontece nesta quarta (17/03), às 14h, na Coppe.

Coppe e Petrobras inauguram laboratório de combustíveis pesados

Acontece, nesta quarta (17/03), às 14h, a inauguração do “Bunker I”, banco de provas para ensaios de óleos combustíveis pesados e lubrificantes produzidos no Brasil. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) e a Petrobras. O evento será realizado no auditório do Centro de Gestão Tecnológica (CGTEC) da Coppe, na Cidade Universitária.

O “Bunker I” é uma nova área de testes do Laboratório de Máquinas Térmicas (LMT) da Coppe e da Escola Politécnica da UFRJ, instalado na Cidade Universitária, que tem como principal objetivo realizar estudos para melhorar o desempenho desses produtos em motores marítimos e reduzir seu potencial de emissões de gases e de material particulado. O investimento total do equipamento está estimado em torno de R$ 6,7 milhões.

Para a cerimônia são esperadas as presenças de Aquilino Senra, vice-diretor da Coppe, Segen Estefen, diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe, Paulo Roberto Costa, diretor de Abastecimento da Petrobras, Carlos Tadeu Fraga, gerente executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), e Luiz Fernando Pezão, vice-governador e secretário de Obras do Estado do Rio de Janeiro, dentre outros.

No evento, será assinado também o primeiro projeto de pesquisa e desenvolvimento, no valor de R$ 1,9 milhão, a ser realizado nas novas instalações do LMT. O objetivo é estudar e desenvolver novas formulações de óleos combustíveis pesados e monitorar lubrificantes navais.