Instituto de Psicologia realiza palestra com Simon Dolan

O Instituto de Psicologia da UFRJ realizou, nesta sexta-feira (12/03), palestra com o PHD Simon Dolan, no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Dolan é pesquisador da Escola de Administração de Barcelona e consultor de diversas empresas por todo o mundo. Já lançou mais de 25 livros sobre Gestão e Psicologia do Trabalho, entre eles, “Gestão por Valores” e “10 mandamentos para gestão de pessoas”.

Dolan apresentou o livro “Adiante: as empresas e a sociedade em transformação”, que está sendo lançado no Brasil. O livro aborda a influência do estresse e as alterações nos valores organizacionais e estratégicos no desempenho organizacional.

O escritor fez uma breve abordagem dos temas presentes em seus livros. Segundo ele, existem quatro tipos de empresa: As “impotentes”, que não efetuam mudanças por falta de qualidade; “arrogantes”, que se acham supremas e acabam definhando; “frustadas”, que buscam mudanças, mas não as colocam em ação; e as “aptas”, que possuem qualidade e vontade de mudança.

Dolan apresentou os resultados de sua pesquisa, mostrando que na maioria das empresas os funcionários vêem o trabalho como um “tóxico”. E que ao estudar casos de infarto entre os trabalhadores, descobriu que em 90% deles, o trabalho é apontado como o maior responsável.  “Deve-se criar uma cultura na empresa onde as pessoas não vão pensando em trabalhar, mas sim em brincar”, afirma.

A Gestão de valores é então, uma prática que pretende motivar os trabalhadores, gerando lucro. “A base da Gestão de Valores é transformar a cultura da empresa. Nesta cultura, as pessoas vão trabalhar com paixão, com regras éticas altas, levando a empresa a ter uma alta competitividade”, explica.  A Gestão de valores é resumida em três fases. A primeira é a definição da filosofia, dos objetivos e valores.

A segunda é comunicar os valores aos trabalhadores e a última, fazer convergir as práticas diárias com a filosofia e os valores da empresa.  “Se queremos alinhar a empresa, há que se assegurar que os valores são compartidos”, explica.

Para dar um exemplo prático, Dolan chamou um voluntário da platéia para usar uma ferramenta de gestão estratégica que aplica conhecimentos baseados na psicologia social e em outras ciências do comportamento. Essa ferramenta possui três finalidades básicas: “absorver a complexidade organizacional derivada das necessidades de adaptação a mudanças em todos os níveis da empresa, direcionar a visão estratégica e integrar a direção à política de Recursos Humanos com foco no desenvolvimento dos profissionais”.

Dolan terminou a apresentação realizando um jogo com todos os presentes que se envolveram na proposta.