">Entre os dias 22 e 26 de março, a Escola de Belas Artes da UFRJ sedia a exposição “Memória Seletiva - Objetos descartados em nova função: da inutilidade ao registro artístico da memória”, do artista plástico Leonardo Leoni.

EBA abriga exposição com objetos encontrados no lixo

Entre os dias 22 e 26 de março, a Escola de Belas Artes da UFRJ sedia a exposição “Memória Seletiva – Objetos descartados em nova função: da inutilidade ao registro artístico da memória”, do artista plástico Leonardo Leoni.

O espaço EBA 7, destinado à exibição de trabalhos dos alunos da Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ, recebe, entre 22 e 26 de março, a exposição “Memória Seletiva – Objetos descartados em nova função: da inutilidade ao registro artístico da memória”, do artista plástico Leonardo Leoni.

Formado no curso de pintura da EBA em 2009, Leoni realiza desde 2007 trabalhos com materiais encontrados no lixo, adaptando técnicas de pintura a novos suportes, como telhas e tijolos. Sua arte procura associar semanticamente a representação ao suporte utilizado.  “Busco estabelecer uma nova relação objeto/material, onde, através da representação de imagens sobre os novos suportes, pretendo evocar uma possível relação entre as imagens e a memória do objeto utilizado”, explica.

O artista pretende, assim, oferecer ao expectador a apreensão simultânea do suporte utilizado e da composição estética que dá um novo significado ao objeto.

A exposição poderá ser vista de segunda a sexta, das 9h às 17 h. O espaço está localizado no 7º andar do prédio da Reitoria, na Cidade Universitária. A entrada é franca.