">Evento terá palestras que visam criar um espaço transdisciplinar de reflexão e encontro entre os vários projetos científicos, tecnológicos e econômicos de ambos os países.

Integração entre Brasil e China é tema de workshop no BNDES

No dia 22 de março, de 10h às 18h, será realizado o workshop “Brasil e China- Estratégias Integradas de Cooperação”, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O evento terá palestras que visam criar um espaço transdisciplinar de reflexão e encontro entre os vários projetos científicos, tecnológicos e econômicos de ambos os países, além de colaborar na apresentação do Brasil na Expo Mundial de Shanghai 2010.

Entre os convidados estão Aloisio Teixeira, reitor da UFRJ, Carlos Lessa, ex-reitor e professor do Instituto de Economia (IE) da UFRJ, e Sergio Annibal, professor do Instituto de Biologia (IB) da UFRJ. Também estarão presentes o deputado federal Aldo Rabello e Samuel Guimarães, ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR). O workshop é uma parceria entre a UFRJ, SAE/PR e o Instituto Brasileiro de Estudos da China, Ásia e Pacífico (IBECAP).

A sede do BNDES fica na Av. República do Chile, nº 100, Centro-Rio de Janeiro-RJ. Para inscrever-se, os interessados devem enviar uma mensagem para brchina@ig.com.br contendo nome, número do documento de identidade, instituição, telefone e e-mail até 19 de março. A confirmação será enviada por e-mail e deve ser apresentada no evento. Outras informações podem ser obtidas na página do evento.

10h às 10h30 – Abertura:
Desafios BRASIL & CHINA
ministro Samuel  P.  Guimarães, reitor Aloisio Teixeira, prof. Luciano Coutinho e prof. Severino Cabral

10h30 às 11h30 – Estratégias Cooperação & Planejamento, por Darc Costa;

Tecnologia & Industrialização, por Márcio Pochmann;

Educação & Cultura, por Severino Cabral e Paulo Gomes;

11h30 às 12h30 – Política de Cooperação
Importância da Amizade BRASIL & CHINA, por dep. fed. Aldo Rebelo e cônsul Li Baojun;

12h30 às 14h – Almoço

14h às 17h – Setores Potencias
Sustentabilidade dos Recursos Naturais, por Carlos Lessa;

Integração Pesqueira, Costeira & Oceânica, por Sérgio Annibal e Ricardo Ponzi;

Navegação, Portos e Logísticas, por Carlos Tavares e Pedro Elia;
Parcerias Empresarias Brasil & China, por Marco Polo e representante chinês;

17h – Encerramento

A Crise e o Imperativo da Cooperação, por J. Carlos de Assis e Valter Pomar.