Lígia Bahia receberá condecoração pelo esforço na efetivação da reforma sanitária e do Sistema Único de Saúde (Sus).

">Lígia Bahia receberá condecoração pelo esforço na efetivação da reforma sanitária e do Sistema Único de Saúde (Sus).

">
Categorias
Memória

Professora da UFRJ receberá medalha de honra da Câmeaa dos Vereadores

Lígia Bahia receberá condecoração pelo esforço na efetivação da reforma sanitária e do Sistema Único de Saúde (Sus).

A professora Ligia Bahia, do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva (Nesc/UFRJ), receberá a medalha de Cidadã Honorária do Rio de Janeiro, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. A docente será condecorada pelo esforço na efetivação da reforma sanitária e do Sistema Único de Saúde (Sus). A entrega da medalha acontecerá no dia 15 de março, às 9h, na sede da Câmara, localizada na Praça Floriano, s/nº, Centro, Rio de Janeiro-RJ.

Currículo

Ligia Bahia graduou-se em Medicina pela UFRJ em 1980. Possui Mestrado e Doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ), onde também fez especialização em Epidemiologia, Pneumologia Sanitária, Residência Médica e Programação e Gerência de Sistemas. Trabalha até hoje no Ministério da Saúde, na área de Atividades de Programação e Planejamento de Serviços de Saúde.

Na UFRJ, é professora da pós-graduação em Saúde Coletiva e desenvolve pesquisas no Departamento de Medicina Preventiva, da Faculdade de Medicina, e no Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva. A docente tem como linha de pesquisa a “relação entre o público e o privado no sistema de saúde brasileiro”. Já escreveu 23 artigos para periódicos, três textos para jornais e revistas, dois trabalhos para congressos, além de ter 16 participações em bancas examinadoras de mestrado e dez de doutorado.