Trabalhos devem ter foco na capacitação laboratorial e formação de recursos humanos na área de energia elétrica nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

">Trabalhos devem ter foco na capacitação laboratorial e formação de recursos humanos na área de energia elétrica nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

">
Categorias
Memória

Edital do CNPq abre inscrições para apoio a pesquisas científicas

Trabalhos devem ter foco na capacitação laboratorial e formação de recursos humanos na área de energia elétrica nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Até o dia 16 de março, estão abertas as inscrições de propostas visando ao apoio financeiro a pesquisas. A seleção será feita pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPQ/MCT) e o Fundo Setorial de Energia (CT-Energ). Trabalhos devem ter foco na capacitação laboratorial e formação de recursos humanos, desenvolvimento e inovação na área de energia elétrica nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Duas linhas de pesquisa serão apoiadas. A primeira engloba energia elétrica com foco nos estudos em sistemas de potência – alta e extra alta tensão – sistema polifásicos, linhas de transmissão, sistemas interligados distribuídos, subestações e máquinas elétricas. A segunda é voltada para o hidrogênio, sua produção e uso em aplicações energéticas e células a combustível. As propostas enquadradas na primeira linha poderão solicitar 750 mil reais e as da segunda linha, R$ 460 mil.

As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. A divulgação dos resultados no Diário Oficial da União e na página do CNPQ está prevista para abril deste ano.

Outras informações no edital do programaou pelo telefone da Assessoria de Comunicação do CNPQ, (61) 2108-9414.