">José d’Albuquerque Castro assume o Instituto de Física e tem como principal desafio superar a carência de infraestrutura da unidade.

Mais atividades de extensão e novas técnicas de ensino

O Salão Nobre da Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN/UFRJ) recebeu, nesta sexta (26/02), a cerimônia de posse do novo diretor do Instituto de Física (IF/UFRJ). José d’Albuquerque Castro, que já dirigiu a unidade, entre os anos de 2002 e 2005, estará a frente do IF, juntamente com o vice-diretor Luiz Felipe Alvahyado de Ulhoa Canto, nos próximos quatro anos.

Em cerimônia presidida pelo reitor Aloisio Teixeira, Castro ressaltou a  pretensão de dar continuidade ao trabalho realizado em sua primeira gestão e na última, do professor Nelson Velho de Castro Faria. Como prioridades da nova direção estão o desenvolvimento da atividade de extensão e a implantação de novas técnicas de ensino.

Castro indicou como principal desafio a superar a carência de espaço físico para acomodação dos estudantes, enquanto a construção do prédio para o instituto não é concluída. “Este ano esperamos passar de 70 para 100 alunos em pós-graduação e não temos onde colocar esses estudantes; também não temos onde colocar os estudantes de iniciação científica”. A conclusão das obras de construção do prédio para o IF depende da liberação de verbas, o que, se ocorrer, se dará em nove meses, segundo o novo diretor.

Castro também enfatizou o apoio que a unidade tem recebido da Reitoria e da Decania do CCMN. O reitor Aloisio Teixeira ressaltou a “interlocução profícua” com as recentes direções do Instituto e a excelência da unidade.  “O Instituto de Física é uma jóia da coroa da UFRJ”, exaltou.

Próximas posses

Nesta seguna, dia 1º de março, Kléber Fossati Figueiredo será empossado no cargo de diretor do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Coppead), às 18h, no Fórum de Ciência e Cultura.

Já no dia 2 de março, ocorre a cerimônia de posse dos diretores do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ). Os professores Denise Pires de Carvalho e Robson Coutinho Silva assumem os cargos de diretor e vice-diretor, respectivamente. A festividade começa às 15h, no anfiteatro G1-022, do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Finalmente, no dia 4, Eleonora Ziller e Cláudia Fátima Morais Martins serão empossadas, em cerimônia a ser realizada, às 10h30, no Auditório G-1 da Faculdade de Letras.