Aberta nova temporada do Projeto Educação Esportiva UFRJ

Sem deixar de lado a formação dos jovens, equipes de futebol voltam a treinar no campo da Prefeitura Universitária

Nesta semana, começou a temporada 2010 do Projeto Educação Esportiva UFRJ. Moças e rapazes, entre 11 e 17 anos, retornaram aos treinos de futebol no campo da Prefeitura Universitária dando continuidade ao projeto que é realizado desde 2006, promovido pela Pró-reitoria de Pessoal (PR-4). Num primeiro momento, a iniciativa era destinada aos filhos dos servidores e jovens moradores da Vila Residencial. Hoje, jovens das comunidades vizinhas à Cidade Universitária e demais interessados compõem o grupo de cerca de 130 alunos do projeto, que recebem lições além do esporte.

Este ano, a novidade fica por conta da mudança para o turno da manhã. Os treinos das categorias mirim, infantil, juvenil e feminino ocorrem de terça a sexta-feira, das 8h às 12h. As atividades dentro de campo são ministradas em conjunto com estudantes da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) e servidores da PR-4. Alunos que se destacam formam equipes que representam o projeto em campeonatos da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e mesmo da Copa Light, organizada pela empresa Light S.A.

Entretanto, a iniciativa, coordenada pela PR-4, vai além da prática esportiva. “Vemos o esporte como um meio e não produto final. Desenvolvemos a coletividade e o espírito esportivo em campo, esses são valores que os garotos levarão para o resto da vida. Já podemos notar alterações no comportamento deles”, avalia Gustavo Lopes, aluno da EEFD, que atua no projeto.

De acordo com Nelson Fontes Vial, um dos coordenadores, o projeto ganhou nova dimensão. “Além de proporcionarmos um espaço para o lazer dos alunos, ainda desenvolvemos atividades paralelas como passeios culturais e aulas de informática. Também estamos atrás de parcerias com o Instituto de Nutrição e a Faculdade de Odontologia para que ministrem palestras de modo a orientar nossos meninos e meninas”, conclui.