">Estudantes de graduação, mestrado e doutorado têm até 16 de abril para concorrer a bolsas em instituições canadenses, com duração de quatro a seis meses, em 2011.

Programa oferece bolsas no Canadá

O "Programa Futuros Líderes nas Américas" (da sigla, em inglês, Elap) está com inscrições abertas para a obtenção de bolsas de estudo no Canadá. Estudantes de graduação, mestrado e doutorado têm até 16 de abril para concorrer a bolsas em instituições canadenses, com duração de quatro a seis meses, em 2011. Contemplando diversas áreas, o programa prioriza temas relacionados a disciplinas que promovam a boa governança, a segurança e o desenvolvimento econômico.

As bolsas oferecidas são de 7.500 dólares canadenses por quatro meses e 10.000 dólares canadenses por seis meses, administradas pelas instituições canadenses anfitriãs, e compreendem transporte aéreo, visto para o país, seguro-saúde, livros e equipamentos (exceto computadores), além de US$ 1.200  mensais.

Ademais, alguns dos bolsistas poderão participar de uma viagem de estudos, com o objetivo de proporcionar um panorama do regime de governança, da prática empresarial e da sociedade civil em áreas prioritárias para o Canadá.

Para os estudantes de graduação, é necessário estar vinculado a uma universidade que tenha um acordo de cooperação com instituição de ensino superior canadense. A UFRJ mantém convênios com várias universidades canadenses através do acordo entre a Conferência de Reitores das Universidades do Brasil (Crub) e a Conferência de Reitores das Universidades de Quebec (Crepuq).

Já para os candidatos a bolsas de mestrado e doutorado, caso não haja um intercâmbio formal entre as instituições, podem ser consideradas as candidaturas que envolvam uma nova ou já existente colaboração entre professores das instituições canadense e brasileira.

Os alunos de graduação deverão iniciar seus estudos no país até a primeira semana de janeiro de 2011, enquanto os de mestrado e doutorado iniciam até 15 de março. Este é o segundo ano do programa, que atualmente contempla 117 estudantes brasileiros.

A candidatura deve ser apresentada ao Elap pela instituição canadense a que o estudante pretende se vincular. As instituições conveniadas com a UFRJ podem ser conhecidas no site do setor de convênios e relações internacionais da UFRJ

Para outras informações sobre o Elap, cique aqui.