Marisa Mokarzel,  mestre em História da Arte pela UFRJ, é uma das convidadas do evento.">Marisa Mokarzel,  mestre em História da Arte pela UFRJ, é uma das convidadas do evento.">
Categorias
Memória

Redes da Maré realizam encontro sobre História da Arte

Marisa Mokarzel,  mestre em História da Arte pela UFRJ, é uma das convidadas do evento.

De 9 a 11 de março, será realizado o evento Encontros Sobre História da Arte: da Arte Moderna à Arte Contemporânea. Com inscrições gratuitas, a atividade conta com 40 vagas abertas e faz parte do programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais, em parceria com as Redes de Desenvolvimento da Maré. Dividido em três módulos, o evento analisará as tendências artísticas mais recentes a fim de refletir sobre a arte do século passado.

Para ministrar os módulos foram convidados os professores Marisa Mokarzel,  mestre em História da Arte pela UFRJ, Jailton Moreira, artista plástico e curador, além de Maria Adélia Menegazzo, professora de Teoria Literária e de História da Arte da Universidade de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A história da arte nas décadas de 1950 e 1960 é o recorte principal de Marisa Mokarzel. A professora abordará temas do período, como  a utilização de suportes diferenciados na produção de telas e o deslocamento dos ícones da cultura de massa em direção ao mundo das artes.

Jailton Moreira, por sua vez, pretende entender o papel das novas mídias e o fim das fronteiras entre artista e consumidor na produção cultural a partir dos anos 1980. Já Maria Adélia Menegazzo focará sua análise nos movimentos modernistas do início do século, responsáveis pelo rompimento com  a ideia de valor intrínseco do objeto de arte e o início da construção de imagens abstratas.

Para participar dos encontros é necessário realizar a inscrição através dos telefones  (21) 3105-5531 ou (21) 3105-1568 ou pelo e-mail secretaria@redesdamare.org.br.