UFRJ atua em parceria para estudos do pré-sal

Universidades se aliam à Petrobras para viabilizar a extração de petróleo de rochas carbonáticas das bacias de Santos e Campos.

A UFRJ é uma das instituições de ensino superior que farão parte de parceria com a Petrobras para cooperação tecnológica nos estudos do pré-sal. A UFRJ atuará junto com a Universidade Federal Fluminense (UFF) como coordenadora na área de estudo de modelos geológicos atuais, análogos, aplicados ao pré-sal. A companhia petrolífera deverá incluir outras instituições de ciência e tecnologia para viabilizar a extração de petróleo de rochas carbonáticas das bacias de Santos e Campos.

Com o objetivo de estabelecer as bases para futura cooperação tecnológica, foram realizadas na última terça, dia 9, em Rio Claro e Campinas, as primeiras assinaturas de protocolos de intenções com a Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).