Evento debaterá o urbanismo mundial através da análise dos problemas da urbanização e seu impacto nas comunidades, cidades, economias, mudanças climáticas e políticas.

">Evento debaterá o urbanismo mundial através da análise dos problemas da urbanização e seu impacto nas comunidades, cidades, economias, mudanças climáticas e políticas.

">
Categorias
Memória

Ippur/UFRJ participa do 5º Fórum Urbano Mundial

Evento debaterá o urbanismo mundial através da análise dos problemas da urbanização e seu impacto nas comunidades, cidades, economias, mudanças climáticas e políticas.

Entre os dias 22 e 26 de março, acontece, nos armazéns da zona portuária do Rio de Janeiro, o 5º Fórum Urbano Mundial, que terá como tema “O Direito à Cidade: Unindo o Urbano Dividido”. O evento, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU-Habitat), debaterá o urbanismo mundial através da análise dos problemas da urbanização e seu impacto nas comunidades, cidades, economias, mudanças climáticas e políticas.

O Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur/UFRJ) apresentará, no dia 25 de março, a mesa-redonda “Um balanço crítico da hegemonia neoliberal na cidade”, das 14h às 16h, que questionará a hegemonia do “novo modelo de cidade”. A segunda mesa-redonda será “É possível uma nova cidade? práticas e utopias” e discutirá as alternativas aos modelos atuais de cidade.

A mesa terá a coordenação do professor Carlos Vainer, do Ippur/UFRJ, e será apresentada das 16h30 às 18h30. O encontro reunirá pesquisadores e ativistas brasileiros que têm se destacado nos debates e nas lutas urbanas.

As inscrições para o 5º Fórum Urbano Regional são gratuitas e podem ser feitas até o dia 14 de março no site do evento.