">Projeto ensina estudantes de diversas unidades da UFRJ a contar histórias aos pacientes do Instituto de Puericultura e Pediatria Matargão Gesteira (IPPMG/UFRJ).

Projeto “Alunos contadores de histórias” dá início ao treinamento de sua terceira turma

O projeto “Alunos contadores de histórias” dará início, no final de fevereiro, ao treinamento de sua terceira turma. No curso, estudantes de várias unidades da UFRJ são treinados para contar histórias aos pacientes do Instituto de Puericultura e Pediatria Matargão Gesteira (IPPMG/UFRJ), sede do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina.  Surgido há cinco anos em parceria com o Instituto Rio de Histórias, afiliado da Associação Viva e Deixe Viver, o projeto atualmente é coordenado pelo Núcleo de Humanização do IPPMG, contando com a parceria do Núcleo de Literatura Infanto-Juvenil da Faculdade de Letras/UFRJ.

Palestras, oficinas e estágio estão entre as atividades de treinamento dos estudantes, a serem realizadas aos sábados, durante um mês. Ao fim do treinamento, os participantes receberão um jaleco com a logomarca do projeto, o que lhes garantirá acesso às enfermarias do instituto, onde terão carga horária de duas horas semanais.

Já completa, a turma atual conta com 60 alunos, dos quais 19 são da Escola Politécnica/UFRJ. Para os alunos da escola, em breve, a participação no projeto terá validade acadêmica, podendo ser incluído no histórico escolar.

Por enquanto, o projeto fornece comprovantes de participação, mas deve se tornar um curso de extensão universitária. Atualmente, o curso é exclusivo aos alunos do IPPMG. As atividades da turma atual devem ter duração mínima de seis meses.