Categorias
Memória

Inscrições para edital da Faperj vão até quinta

Pensa Rio destinará R$ 30 milhões para pesquisas em temas específicos que contribuam de maneira efetiva para o desenvolvimento socioeconômico das diversas regiões fluminenses.

Termina nesta quinta, dia 4, o prazo de entrega de projetos do Pensa Rio – Apoio ao Estudo de Temas Relevantes e Estratégicos para o Estado do Rio de Janeiro. Lançado em 12 de novembro do ano passado, o Pensa Rio, um dos editais de maior sucesso da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), destinará R$ 30 milhões para pesquisas em temas específicos que contribuam de maneira efetiva para o desenvolvimento socioeconômico das diversas regiões fluminenses.

As propostas deverão focar temas específicos, entre eles, a biotecnologia; o desenvolvimento sustentável e conservação de espécies; as mudanças climáticas; e propriedade intelectual e patentes. Os projetos podem ser desenvolvidos por equipes de pesquisadores com grau de doutor ou equivalente, com vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa no estado. Cada uma das equipes também deverá incluir, necessariamente, pesquisadores emergentes, com até dez anos de doutoramento, e poderá ainda contar com pós-doutores, pós-graduandos, estagiários e pessoal técnico-administrativo do quadro das instituições participantes.

A cópia impressa da documentação dos projetos participantes deve ser entregue até 11 de fevereiro. A divulgação dos resultados está prevista para acontecer a partir de 8 de abril.

Confira a íntegra do edital Pensa Rio.