Tomou posse, no último dia 5, a nova diretoria da Adufrj Seção Sindical para o biênio 2010-2011. Luís Acosta, da Escola de Serviço Social (ESS), é o novo presidente da entidade. Para ele, a nova direção dará prosseguimento ao trabalho desenvolvido pelo movimento docente nas últimas décadas na universidade. “Somos a continuidade de um trabalho que começou muito tempo atrás, antes da década de 80. Essa é uma linha de análise e intervenção importante para os trabalhadores como um caminho na ideia da construção de uma sociedade mais justa e democrática”, afirmou.
Entre as demandas da categoria, Acosta destacou a luta por salários dignos e pelos direitos dos aposentados e pensionistas, em busca da isonomia salarial com os docentes em atividade. Além disso, o novo presidente pretende reivindicar a defesa do patrimônio das empresas públicas do país.
Agenda
Além das atividades do 29º Congresso do Andes-SN, em Belém (PA), Acosta afirmou que a nova diretoria tem como meta o desenvolvimento de um estudo sobre as questões de Saúde da categoria, que deve ser convocada pela seção sindical a debater a adesão a um Plano de Saúde corporativo, uma demanda existente entre os professores sindicalizados.
Uma revista da Adufrj também foi anunciada como projeto da nova direção. A ideia é criar uma publicação para fomentar os debates entre o movimento e dar visibilidade aos trabalhos produzidos pelos docentes e outros segmentos da universidade. “Uma revista poderia ser uma boa forma de trabalhar com a categoria docente, já que somos trabalhadores que têm como especificidade a produção intelectual e a reflexão em várias áreas”, comentou.
Composição
Compondo a nova direção da Adufrj-SSind, também foram empossados os professores Maria Cristina Miranda (Vice-Presidente), Salatiel Menezes dos Santos (2ª Vice-Presidente), Eduardo Granja Coutinho (1º Secretário), Sandra Martins de Souza (2ª Secretária) e Maria Mello de Malta (1ª Tesoureira).
Na assembleia de posse, a professora Cleusa Santos assumiu a representação da Escola de Serviço Social no Conselho de Representantes da Adufrj-SSind. As professoras Sara Granemann (ESS) e Marylena Salazar (Instituto de Química) também foram empossadas conselheiras.
Leia aqui matéria publicada na página da Adufrj-SSind
Fonte: Assessoria de Comunicação Adufrj-SSind