">Cerca de 44% dos 73.848 inscritos no Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ 2010 não compareceram ao segundo dia de provas da segunda fase do exame, realizada neste domingo, dia 10. No entanto, os cerca de 43 mil presentes mantiveram a média dos últimos anos.

Concurso mantém média de presença de anos anteriores

Cerca de 44% dos 73.848 inscritos no Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ 2010 não compareceram ao segundo dia de provas da segunda fase do exame, realizadas neste domingo, dia 10. No entanto, os cerca de 43 mil presentes mantiveram a média dos últimos anos.

O alto índice de faltas pode ser explicado pelos 11 mil candidatos inscritos em outros estados. Segundo avaliação preliminar dos organizadores do concurso, muitos desses estudantes podem ter passado para outras universidades próximas às suas cidades ou não ter ido bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi a primeira etapa do Concurso. Há, ainda, o fato de o Concurso da UFRJ ter sido um dos últimos do país a ser realizado.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Belkis Valdman, “a UFRJ acertou em utilizar o Enem como primeira fase de seu processo seletivo, pois esta fórmula valoriza o ensino médio”, destacou. Segundo Belkis, “o modelo possibilita que estudantes de norte a sul do país e de todos os níveis sociais tenham acesso aos cursos de graduação da UFRJ, que são referência nacional”, comentou.

Os gabaritos das provas poderão ser consultados a partir das 19 horas deste domingo, no site da Pró-reitoria de Graduação.

Os candidatos que realizarão Teste de Habilidade Específica (THE) devem seguir atentos às datas. No próximo dia 13, será divulgado, no Portal do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação, o cartão de convocação do exame, que acontecerá nos dias 23 e 24 de janeiro – com exceção daqueles que concorrem a uma vaga em qualquer uma das opções de Bacharelado em Música e Licenciatura em Música, que, devido à quantidade de inscritos, também serão avaliados no dia 25.

Em 17 de fevereiro, será divulgada, na mesma página, a relação dos candidatos cujas provas da segunda etapa serão corrigidas. A lista será disponibilizada em ordem alfabética e contará com a nota mínima de cada curso/opção. O portal é constantemente atualizado com informações específicas do concurso. Por isso, é importante que os aspirantes a uma vaga na universidade estejam sempre atentos ao site.