">O primeiro dia de provas do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ 2010 transcorreu sem maiores incidentes. Do total de 73.848 inscritos, cerca de 42% não compareceram. Segundo a pró-reitora de Graduação, Belkis Valdman, o alto índice  pode ser explicado pelos cerca de 11 mil candidatos inscritos em outros estados.

UFRJ realiza primeiro dia de provas

O primeiro dia de provas do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ 2010 transcorreu sem maiores incidentes. Do total de 73.848 inscritos, cerca de 42% não compareceram. Segundo a pró-reitora de Graduação, Belkis Valdman, o alto índice  pode ser explicado pelos cerca de 11 mil candidatos inscritos em outros estados. “Muitos desses estudantes podem ter passado em outras universidades próximas de suas localidades ou não ter ido bem na primeira etapa do concurso”, afirmou, lembrando que o processo seletivo da UFRJ, que teve o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como primeira etapa,  foi um dos últimos do país a ser realizado.

A pró-reitora recordou que a última vez que o processo seletivo aos cursos de Graduação da universidade teve inscrições gratuitas foi durante a gestão do reitor Horácio Macedo (1985-1989). Em um dos concursos deste período, dos 120 mil candidatos inscritos, apenas 50 mil compareceram. O número final de faltosos do primeiro dia de provas será divulgado neste domingo, dia 10, pois cerca de 900 estudantes sabatistas  ainda realizarão as provas na noite deste sábado.

De acordo com Belkis Valdman, “a UFRJ acertou em utilizar o Enem como primeira fase de seu processo seletivo, pois esta fórmula valoriza o ensino médio”, destacou. Segundo a pró-reitora, “o modelo possibilita que estudantes de norte a sul o país e de todos os níveis sociais tenham acesso aos cursos de graduação da UFRJ, que são referência nacional”, comentou.

A única anormalidade registrada durante o exame deste sábado foi uma queda de luz ocorrida nos bairros do Estácio, Madureira e Jacarepaguá. As provas, no entanto, tiveram prosseguimento após o restabelecimento da energia.