Curso de Férias do Instituto de Bioquímica

Professores e alunos do ensino médio participam do Curso de Férias de 2010 do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM/UFRJ), entre os dias 18 e 29 de janeiro, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária. O projeto — idealizado pelo Professor Emérito Leopoldo de Méis — acontece desde 1985 e, atualmente, é realizado nos meses de janeiro e julho.

Nos laboratórios do IBqM, professores e alunos da pós-graduação do Instituto ministram atividades práticas nas áreas das Ciências Naturais e da Saúde, norteadas pelo princípio do método científico. O objetivo é despertar o interesse dos alunos pela ciência, tornando o aprendizado mais agradável.

“Queremos mostrar como o conhecimento científico é produzido. Os alunos fazem questionamentos que são postos no quadro. Porém, nós não respondemos. Os próprios professores (do ensino básico) e alunos sugerem experimentos e, juntamente com eles, vamos descobrindo as respostas. São atividades completamente prático-experimentais”, esclarece Wagner Seixas, professor do IBqM e coordenador do Curso de Férias.

Nesta edição, estarão em debate os temas “Fermentação: de Pasteur aos dias de hoje” e “Alimento, o combustível do corpo. Por que comer?”. Os professores do ensino médio participam das duas semanas do curso, enquanto os alunos apenas a partir do dia 25.
Mais informações pelos telefones (21) 2562-6762 e 2270-1635 e no site