Para promover debates sobre do estudo da Botânica no estado do Rio de Janeiro, está sendo realizado até sexta, dia 11, a XXVIII Jornada Fluminense de Botânica, no Centro de Ciências da Saúde (CCS).
A cerimônia de abertura aconteceu na última quarta, dia 9, no auditório Rodolpho Paulo Rocco, e contou com a participação de Carlos Rodrigues, diretor da Faculdade de Farmácia (FF), Maria Fernanda Quintela Nunes, diretora do Instituto de Biologia (IB), Ana Claudia Vieira, coordenadora-geral do evento, e Tatiana Ungaretti, representante do Núcleo de Pesquisas de Macaé (Nupem). Os professores ressaltaram a importância da Jornada, que terá palestras, debates e exibição de trabalhos, para agregar áreas diferentes do conhecimento científico, como a Farmacobotânica.
Tatiana Ungaretti falou sobre a segregação existente entre os municípios do estado na produção científica, que se concentra principalmente na cidade do Rio de Janeiro. Neste sentido, a representante do Nupem vê a necessidade de união entre os campi da UFRJ, para que outras localidades tenham acesso a pesquisas e produção de conhecimento.
Maria Fernanda Quintela Nunes também demonstrou desejo de integração maior entre as diversas áreas. “Espero que a Jornada fortaleça o elo que criamos e que, no futuro, possamos crescer em outras iniciativas. Com a Faculdade de Farmácia, começamos as discussões para criar novos cursos, novas áreas de pesquisa, integrar os professores e crescer para atender às demandas cada vez maiores dessa área de conhecimento”.