Categorias
Memória

Seminário aborda adição conjugada de nucleófilos nitrogenados

A última edição de 2009 do Programa de Seminários Didáticos do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN) da UFRJ aconteceu na segunda-feira (14/12), às 16h. Julio César Ferreira Barcellos, com mestrado em Química de Produtos Naturais no NPPN, realizou o seminário “Adição Conjugada de Nucleófilos Nitrogenados”, no auditório Paulo da Silva Lacaz, no Centro de Ciências da Saúde (CCS). 

De acordo com Júlio César, nucleófilos nitrogenados são espécies químicas que atacam cargas positivas. "Em um composto que tenha dupla ligação, ocorre um momento de pólo em que ele fica com uma carga positiva. Então usamos um nucleófilo, que neste caso é um composto com o átomo de nitrogênio, que se liga a essa carga positiva", explica. Durante o evento, o pesquisador destacou alguns dos nucleófilos nitrogenados, como as aminas.

Júlio César ressaltou todos os aspectos da natureza dos nucleófilos. Entre eles, os parâmetros reacionais, que podem ser comprovados, e as aplicações, descritas em alguns artigos da literatura científica. "São várias as aplicações. Por exemplo, a síntese de moléculas bioativas, como peptídeos, inibidores de proteínas", aponta. 

O pesquisador é integrante do Laboratório de  Química Bioorgânica. "Em nosso laboratório houve uma rota sintética em que, através da adição conjugada, sintetizou-se um precursor de fármaco, o Nebracetam. Trata-se de uma molécula bioativa que ajuda no tratamento do Alzheimer. Este foi meu projeto de pesquisa", relata.

Ainda a respeito de seu trabalho, Júlio César falou sobre a realização desta adição conjugada com anilina e outras aminas. "Também com alcenoatos, que são compostos com dupla ligação, que apresentam momento de carga positiva, para ligação com nitrogênio. Então eu estudo esse comportamento mediante a várias aminas", conclui.