Categorias
Memória

Novo diretor do HUCFF toma posse

Durante o discurso emocionado, José Marcus Raso Eulálio não deixou de lado as dificuldades a serem enfrentadas.

 O professor José Marcus Raso Eulálio tomou posse nesta quinta, dia 17, como novo diretor-geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). A cerimônia ocorreu no auditório Alice Rosa, que estava lotado, e contou com a presença do reitor Aloisio Teixeira, e da vice-reitora, Sylvia da Silveira de Mello Vargas. O antecessor de Eulálio, professor Alexandre Pinto Cardoso, também esteve presente, assim como representantes da Faculdade de Medicina da UFRJ, da Decania do Centro de Ciências da Saúde (CCS), do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

Eulálio, emocionou-se ao fazer o discurso de posse, ressaltando a importância de cada um dos muitos indivíduos que fazem o HUCFF funcionar no dia a dia. O novo diretor lembrou-se também daqueles que deram início ao Hospital. “A estrutura que se agiganta em torno de nós é fruto do esforço de gerações consecutivas de homens visionários, ligados à mais tradicional e antiga instituição de ensino superior deste país, a nossa amada Faculdade de Medicina”, declarou.

O diretor não deixou de lado as dificuldades do funcionamento do sistema, admitindo a necessidade de mudanças na estrutura da unidade. Eulálio acredita, no entanto, que o desenvolvimento da instituição pode ser alcançado com a ajuda de todos os servidores da UFRJ, lutando contra a evasão, para que modificações consistentes garantam o funcionamento a médio e longo prazo.

Aloisio Teixeira trouxe para si parte da responsabilidade de gestão do Hospital, colocando a UFRJ como principal fomentadora de quaisquer mudanças necessárias. Ressaltou o caráter festivo da cerimônia, com esperança e apreensão, trazendo o passado como guia para um futuro diferente.