Durante o ciclo de palestras, realizado no Núcleo de Computaçõa Eletrônica (NCE), a professora Maria Luiza Machado Campos falou sobre como a Tecnologia da Informação pode contribuir para a gestão de empresas.

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Tecnologia da Informação para a gestão pública

Durante o ciclo de palestras, realizado no Núcleo de Computaçõa Eletrônica (NCE), a professora Maria Luiza Machado Campos falou sobre como a Tecnologia da Informação pode contribuir para a gestão de empresas.

Na segunda etapa do ciclo de palestras “Tecnologias de Gestão do Conhecimento e Inteligência do Negócio: como elas podem contribuir para a Gestão Pública?”, realizado na última segunda, dia 14, a professora Maria Luiza Machado Campos e o diretor da área de Sistemas de Informação da UFRJ, Amauri Marques da Cunha, falaram sobre como a Tecnologia da Informação pode contribuir para a gestão de empresas.

Em palestra ministrada no anfiteatro Maria Irene Mello do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE), no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), a professora Maria Luiza Campos, do Departamento de Ciência da Computação, definiu a gestão do conhecimento como “uma abordagem integrada para identificar, gerenciar e compartilhar todos os recursos de informação numa empresa, incluindo banco de dados, documentos, políticas e procedimentos”.

A iniciativa de ter uma gestão de conhecimento nas empresas se fez necessária para encontrar os especialistas e organizar o sistema cada vez mais heterogêneo das corporações e a grande produção de informação e conteúdo das mesmas. Também é necessário manter os diferentes setores e as informações particulares integradas para o melhor funcionamento.

Maria Luiza  ainda ressaltou a necessidade de um tratamento na integração dos dados, a fim de buscar somente as informações úteis, separando-as do que de desnecessário é produzido diariamente dentro e fora das organizações.

A professora finalizou focando na importância da gestão de conhecimento para todas as empresas. “Gestão de conhecimento, na prática, não é uma questão de tecnologia”, afirma a palestrante. “Ela é muito mais um movimento cultural, um amadurecimento da empresa no sentido de entender que a informação faz parte do seu negócio. É o que garante a sua sobrevivência ao longo do tempo”, conclui.