">Unidade escolhe, a partir desta terça, dia 15, nova diretoria para o próximo quadriênio. A única chapa é encabeçada por Antônio Mateo Sole-Cava.

Instituto de Biologia vai às urnas

O Instituto de Biologia da UFRJ (IB) escolhe, nesta terça e quarta (dias 15 e 16) sua nova direção. A única chapa concorrente é encabeçada por Antônio Mateo Sole-Cava, tendo Blanche Christine Pires como vice. Os candidatos pretendem dar continuidade ao trabalho realizado pela atual diretora, Maria Fernanda Santos Quintela da Costa Nunes, que está há dois mandatos à frente do IB.

Transparência, gestão participativa e integração de ideias são os preceitos que devem nortear as ações da futura gestão, segundo Antônio Mateo. Para pôr em prática esses princípios, o candidato afirma ter a intenção de realizar uma prestação anual de contas sobre os recursos recebidos pelo Instituto, além de realizar uma gestão coparticipativa desses recursos, consultando a comunidade sobre a sua destinação.

Mateo afirma que dará grande apoio aos projetos de extensão coordenados pelos alunos. Sobre isso, o candidato diz que pretende definir claramente o que são os projetos de extensão e o que são os projetos de prestação de serviços, criando a Coordenação de prestação de serviços e a Direção-adjunta de extensão.

A construção de um novo prédio para o Instituto de Biologia, através de uma parceria já estabelecida com a Petrobras, também está na pauta da gestão. Segundo Mateo, a atual direção tem negociado com a Reitoria sobre a inserção desse projeto no Plano Diretor. Ele afirma ser também de seu interesse que o plano inclua o novo prédio do instituto.

Na votação, o sistema eleitoral considerará a paridade do valor dos votos de professores, alunos e servidores técnico-administrativos.