">Novas ferramentas de busca, melhor design e navegabilidade estão entre as reformulações. Decania do CT promove palestra para explicar as mudanças.

Novo Portal da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) renovou o seu “Portal Periódicos”. A página virtual, onde podem ser encontrados documentos e artigos nacionais e internacionais de diversas áreas de conhecimento, passou por reformulações principalmente no design e no sistema de busca.

Antes da mudança, para pesquisar um determinado tema, era preciso selecionar uma revista ou tema específico. Agora, a pesquisa está integrada, através da ferramenta “busca avançada”. O sistema permite que o usuário escolha categorias, como áreas do conhecimento, título e ainda oferece o box “Meu espaço” para salvar as pesquisas realizadas.

Na programação visual, o site conta com um espaço de busca na página inicial. Novas seções foram incorporadas, como a ferramenta “suporte”, os links “dúvidas frequentes”, “help desk” e “materiais didáticos”. Para salvar e fazer pesquisas fora da universidade, os alunos devem efetuar cadastro nas instituições que participam do portal.

Para explicar as mudanças e o uso do Portal, Moreno Barros, bibliotecário do Centro de Tecnologia (CT/UFRJ), realiza uma palestra, no dia 8 de dezembro, às 14h, no Salão Nobre da Decania do CT, Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

Segundo Barros, as alterações no portal permitem que os alunos da UFRJ tenham um amplo acesso à produção intelectual do mundo inteiro. “Além disso”, complementou, “o site democratiza o uso de textos para todas as regiões do país, sem que os artigos fiquem restritos a apenas uma biblioteca ou universidade”. Para acessar o novo portal da Capes, clique aqui.