Aloisio Teixeira esteve, na última segunda, dia 23, na abertura do VI Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Em palestra proferida aos presentes, o reitor da UFRJ discorreu sobre “Excelência Acadêmica com Inclusão Social” e ressaltou os investimentos que as universidades federais têm recebido, a busca pela excelência, o aumento no número de vagas e contratações em concursos.
“A excelência deve ser verificada em dois grandes âmbitos. No primeiro, estão a garantia que determinadas condições sejam preenchidas, como uma boa infraestrutura; o contato do estudante com a pesquisa e a extensão; e a avaliação oficial feita pela Capes e Mec. Mas também não podemos esquecer que uma universidade com excelência expande seus conhecimentos, amplia sua cobertura de influência e é nesta conjuntura que entra a inclusão social”, afirmou.
O Congresso vai até 28 de novembro, no Campus Maceió, e reúne cinco diferentes eventos: Encontro de Iniciação Científica, Semana de Extensão Universitária, Semana de Cultura Africana, Semana Alagoana de Empreendedorismo e a Jornada das Unidades Acadêmicas.