Para esclarecer os diversos segmentos administrativos sobre os recursos de Tecnologia da Informação (TI), o Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ promoveu, na última quinta, dia 19, o ciclo de palestras intitulado “Tecnologias de Gestão do Conhecimento e Inteligência do Negócio: Como elas podem contribuir para a Gestão Pública?”.
No evento, o professor Ivan da Costa Marques, do Programa de Pós-Graduação em Informática, ressaltou que uma das principais características do servidor público deve ser a transparência, para melhor servir e contribuir com a sociedade.
Já o coordenador-geral do Programa Qualidade Rio (PQR), Luiz Fernando Bergamini de Sá, apresentou ao público o Programa Gespublica, do Ministério do Planejamento e Orçamento, que é voltado para orientar os órgãos públicos, baseado na avaliação continuada da gestão. Ele ressaltou a questão da autoavaliação das instituições: “Nós devemos sempre fazer essa tarefa de autoavaliação, pois, se hoje consideramos que estamos numa boa situação, daqui a seis meses tudo pode estar diferente”, afirmou.
A palestra ainda contou com a presença do professor Pedro Manoel da Silveira, vice-coordenador do NCE. Ele apresentou o projeto UFRJ em Números. Trata-se de uma base de banco de dados que vem construindo indicadores sobre a comunidade acadêmica da universidade com o objetivo de disponibilizar esses elementos aos gestores da universidade.