">José Gomes Temporão participou de evento dentro das comemorações dos 40 anos do Instituto de Ciências Biomédicas.

Ministro da Saúde inaugura Laboratório de células-tronco

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, inaugurou na manhã desta segunda, dia 30, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) as instalações do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE), ligado ao Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ), que comemora 40 anos de existência. A instalação permitirá o aprofundamento das pesquisas no país com células-tronco que se destacam pela versatilidade e capacidade de regenerar qualquer tecido do organismo adulto.

O ministro se disse satisfeito em participar de um projeto na universidade em que se graduou e destacou o Brasil como tendo um dos melhores sistemas de saúde do mundo. Segundo Temporão, programas brasileiros como o de transplantes, combate à AIDS e o Saúde da Família servem de exemplo para ilustrar a possibilidade de excelência do nosso sistema de saúde. “No entanto”, ressaltou o ministro, “ainda é preciso combater a grande dependência que o país tem em relação a materiais vindos do exterior, como, por exemplo, medicamentos”.

ICB 40 anos

A reunião solene da congregação do ICB, comemorativa dos 40 anos, ocorreu no Auditório Alice Rosa, no Hospital Universitário, e contou com a entrega de homenagens a pessoas que fizeram parte da história instituto. Uma placa homenageando todos os ex-diretores do ICB será afixada em local público para que a importância de cada um seja lembrada.

Durante a solenidade, Roberto Lent, diretor do ICB, destacou a importância de se pensar adiante e investir em mudanças estruturais e de concepção. “Em vez de simplesmente prover a pesquisa e o ensino básicos para as unidades profissionais – como era nossa missão tradicional desde a fundação do ICB pelo regime militar – propusemo-nos a fomentar ativamente a integração básico-clinica em todas as esferas de nossa vida acadêmica, não só a pesquisa, mas também o ensino e a extensão”, afirmou.

Inspirado pelos institutos de Bioquímica e de Biofísica, um projeto de integração de natureza institucional foi concebido. O ICB recebeu o apoio da Faculdade de Medicina e do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) para instalar 34 laboratórios no hospital. A proposta é absorver as demandas, questões e ideias dos profissionais que trabalham na área de saúde e assim modular os projetos de pesquisa para sanar as necessidades da população. O projeto, que conta com o apoio do Ministério da Saúde e da Secretaria de Ciência e Tecnologia em Insumos Estratégicos, será inaugurado em 2011.