Lançado novo edital para programa de intercâmbio de doutorandos entre Brasil e França

Estão abertas até o dia 15 de janeiro de 2010 as inscrições para o Programa Colégio Doutoral Franco Brasileiro, que pretende selecionar 30 doutorandos brasileiros para intercâmbio científico na França. O novo edital do programa está disponível no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no link “editais abertos”.

Os selecionados terão direito ao financiamento de bolsas mensais no valor de 1,3 mil euros, além de passagens aéreas, auxílio-instalação e seguro saúde. A seleção consistirá na avaliação dos currículos, dos programas de trabalho/pesquisa a serem desenvolvidos, do histórico escolar da graduação, do mestrado e do doutorado em andamento, além de outros itens presentes no edital. Os resultados serão divulgados em março de 2010 e as atividades do intercâmbio têm início no mês seguinte.

Um dos requisitos para os candidatos brasileiros é ser aluno dos cursos avaliados pela Capes com nota igual ou maior que 5. Cursos avaliados com nota 4 poderão ser considerados, mediante análise de justificativa apresentada pela coordenação do programa.

Formado por uma parceria entre o Capes e o Conselho de Presidentes de Universidades Francesas (CPU), o Colégio Doutoral Franco Brasileiro tem como objetivo formar recursos humanos de alto nível nos dois países.

Outras informações no telefone (61) 2022-6670, no site da Capes ou nos e-mails jussara.prado@capes.gov.br (Jussara Prado) e nancy.santos@capes.gov.br (Nancy Santos).