Categorias
Memória

Fósseis da Antártica no Museu Nacional

Mostra reúne objetos encontros entre 2006 e 2007 no continente gelado.

Nesta segunda, dia 7, o Museu Nacional da UFRJ inaugura a exposição "Fósseis do Continente Gelado –  o Museu Nacional na Antártica". A abertura acontece às 17h, no hall do Museu. A exposição apresenta fósseis coletados na Antártica, em 2006 e 2007, pela equipe do projeto Paleoantar, coordenado pelo pesquisador Alexander Kellner, também responsável pela curadoria.

Segundo Kellner, um dos principais pontos da exposição está na atenção dada a um continente ainda a ser desbravado. O coordenador também destaca a expedição como a primeira em que uma equipe de um projeto brasileiro encontra fosséis de animais vertebrados, como o raro plessiosauro e uma espécie extinta de tubarão.

Alexander Kellner ainda relata um terceiro ponto: a demonstração ao público das diferentes faces da Antártica. "Se hoje ela é um deserto gelado, há aproximadamente 80 milhões de anos, possuía uma vasta área florestada, repleta de animais", afirma. E para comprovar a diversidade da vida suprimida, “Fósseis do Continente Gelado” contará ainda com um tronco de 4,5m de altura, além de fosséis de vertebrados e invertebrados.

O  Museu Nacional fica na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão. As visitações acontecem de terça a domingo, das 10h às 16h.