Casa da Ciência abriga comemorações do Dia Mundial da Filosofia no Brasil

Casa da Ciência reuniu pensadores, estudantes e curiosos no último dia 19.

Para promover a integração com o público leigo, os organizadores do Dia Mundial da Filosofia no Brasil criaram, na última quinta, dia 19, na Casa da Ciência, um espaço multimídia onde os visitantes puderam realizar várias formas de interação com a ciência, contando inclusive com a exibição de documentários sobre educação, vida e sexualidade.

Criado em 2002 pela Unesco, o Dia Mundial da Filosofia é comemorado no mundo inteiro na terceira quinta-feira de novembro. Desde o ano passado, o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) procura realizar atividades que aproximem o leigo da Filosofia. Para o estudante Tiago Gomes, um dos produtores do evento, é importante estimular a integração entre as diversas vertentes filosóficas. Segundo ele, já estava na hora de extrapolar o mero campo acadêmico. “Costumo dizer que o Ifcs é um pouco cinza. É claro que falamos de uma academia, mas achávamos o instituto muito fechado e restrito”, comentou.

O jornalista Alexandre Mendonça, um dos palestrantes, acredita que ultimamente a Filosofia vem gozando de boa reputação na cultura pop, mas que não se pode colocá-la numa espécie de pedestal. E revelou um lema pessoal: “Desconfiar sempre das verdades absolutas”.

Mediador de uma das mesas de palestras, Gabriel Cid concorda que há um retorno de interesses para as questões voltadas à Filosofia, o que se reflete na criação de uma data especial. Na opinião dele, as festividades serviriam para disseminar mais a ciência. Por isso, a importância de nova discussão das perspectivas para o Brasil.