Categorias
Memória

Transplantes de rim no Rio de Janeiro estão abaixo da média nacional

Números do Rio estão abaixo da média nacional. No HUCFF foram realizados apenas quatro em 2009.

“O rim é o órgão mais transplantado em todo o mundo”, afirma o doutor Renato Torres Gonçalves, coordenador-médico da Unidade de Transplante do Serviço de Nefrologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). Deste modo, a série "Por uma boa causa", sobre transplante de órgãos, destaca os transplantes renais, que, segundo o doutor, “são os de mais fácil execução e de melhores resultados”.

Os rins são os principais órgãos responsáveis pela eliminação de toxinas. Eles filtram o sangue e excretam as substâncias indesejadas ao organismo. Também são fundamentais para manter os líquidos e sais do corpo em níveis desejados e participam no controle da pressão arterial.

A doença renal crônica “é uma das principais complicações em decorrência da hipertensão arterial, diabetes mellitus, e de outras doenças glomerulares, intersticiais e tubulares”, constata Renato Gonçalves. Seus principais sintomas são: fraqueza; cansaço; inchaço nos pés, pernas ou no rosto; dificuldade para urinar; urina com espuma, avermelhada ou escura; aumento ou diminuição na quantidade de urina. Ela progressivamente degenera o órgão até a perda completa de suas funções, levando à necessidade do transplante.

Quem pode doar

A doação por um paciente vivo apresenta menos complicações clínicas e, por se tratar de uma cirurgia programada, sem a necessidade da espera na fila, propicia maior sobrevida aos receptores do órgão. “Parentes próximos (até o quarto grau de consanguinidade) e cônjuges maiores de idade, saudáveis, podem doar seus órgãos em vida. Todos podem ser doadores após a morte, dependendo de uma avaliação funcional”, esclarece o coordenador da unidade de transplante.

Transplantes no Rio 

De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), em 2009, até o mês de setembro, foram realizados 3.098 transplantes renais no Brasil. Abaixo da média nacional, de 21,8 transplantes por milhão de habitantes (pmh), o estado do Rio de Janeiro apresenta o índice de apenas 12,8 transplantes contra 41,1 de São Paulo e 39,9 de Santa Catarina. As estatísticas do Hospital Universitário revelam um quadro nada animador. Até 2006 o HUCFF realizava de 80 a 90 transplantes renais anualmente. Em 2007 e 2008 realizou a metade desse número e, em 2009, somente quatro cirurgias (até 10 de novembro).

Para o doutor Eduardo Rocha, coordenador didático-científico da Unidade de Transplante do Serviço de Nefrologia do HUCFF, a “ineficiência dos serviços que atendem os possíveis doadores de órgãos e a insuficiência e ineficiência dos serviços que realizam os transplantes renais” explicam o panorama fluminense. Em média, os pacientes aguardam sete anos na fila de espera da Secretaria de Saúde do estado à espera de um rim para transplante. A compatibilidade do sistema antígeno leucocitário humano (HLA) é um dos principais requisitos na distribuição dos órgãos para transplante.

Calvário até o transplante

Enquanto aguardam a sua vez, os pacientes vivem uma rotina marcada por sessões de terapia. “A hemodiálise é uma das terapias renais substitutivas, realizada usualmente três vezes por semana, com quatro horas de duração. Outra terapia é a diálise peritoneal. Elas não suprem totalmente a função de um rim saudável, sendo necessário que o paciente faça uso de medicamentos para corrigir, dentre outros, a anemia e a doença óssea”, esclarece o doutor Renato.

“Muitos pacientes falecem por doença cardiovascular antes de conseguirem receber um órgão transplantado. Problemas clínicos comuns entre os pacientes renais crônicos, como infecções, tumores e doença aterosclerótica, também podem dificultar ou impedir a realização do transplante”, avalia Eduardo.

Pós-transplante

Para evitar a rejeição do novo rim, os receptores devem tomar medicamentos imunodepressores. “Hoje dispomos de imunossupressores bastante eficazes, que colocam a sobrevida dos pacientes e dos enxertos, ao final do primeiro ano, maior que 90%, 95%. Sempre é necessário fazer uso de uma droga imunossupressora (após a cirurgia), porém em número e em doses menores do que na fase inicial do transplante renal”, diz Eduardo Rocha.

O tempo de duração do novo órgão depende da idade do doador, do seu tipo (vivo ou falecido), da compatibilidade HLA, das complicações observadas nos primeiros seis meses e também das condições clínicas (cardiovasculares) que os pacientes apresentem. “Um transplante pode durar poucos meses ou muitos anos, dependendo de características do receptor e do doador. Em geral, doadores vivos geram transplantes que duram mais de 15 anos”, afirma o doutor Renato.