Na EBA, Carlos Terra é eleito

A chapa única "Terra à vista" obteve 60% dos votos em eleição marcada pela grande abstenção do corpo discente.

A Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ) elegeu, nesta sexta, dia 13, sua nova Direção. Com 60% dos votos, Carlos Terra, atual vice-diretor, foi o eleito. Helenise Guimarães será a vice-diretora.

Pelo seu sistema eleitoral, a EBA atribuiu 70% de peso aos votos dos professores e 15% aos dos alunos e aos dos servidores técnico-administrativos. Do total de 94 professores inscritos no colégio eleitoral, 66 votaram na chapa, três em branco e três votaram nulo. 22 se abstiveram. Entre os 63 servidores com direito a voto, 38 escolheram a chapa vencedora, enquanto cinco votaram em branco e dois anularam o voto.

A maior abstenção foi registrada no corpo discente. Dos 1660 alunos inscritos para a votação, apenas 217 compareceram às urnas. Foram 208 votos para a chapa vencedora, cinco em branco e quatro nulos. No total, o sistema de eleição apontou 33,69% de não votantes, 3,45% de votos em branco e 2,73% nulos.

Carlos Terra pretende dar continuidade ao trabalho já desenvolvido pela atual Direção. A criação de novos cursos de graduação, pós-graduação e de ensino a distância é uma das prioridades.

O gerenciamento dos novos espaços adquiridos pela EBA é considerado um desafio pelo novo diretor. Um dos objetivos é construir um prédio com teatro e salas de aula, no imóvel recém-adquirido pela unidade na Rua Mem de Sá, na Lapa. Terra aguarda ainda a edificação de um novo prédio na Cidade Universitária, previsto pelo Plano Diretor UFRJ 2020, a ser inaugurado em janeiro de 2012. A nova gestão terá início em março de 2010.