Departamento de Geologia tem dois novos laboratórios

Aprimorar a formação de profissionais em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) nas áreas de sedimentologia e petrofísica é o objetivo do Departamento de Geologia da UFRJ, com a inauguração, nessa quinta-feira (12/11), de dois novos laboratórios em áreas de grande importância para as pesquisas da Petrobras relacionadas ao pré-sal.

O Laboratório de Petrofísica e Perfilagem Professor Jadir da Conceição Silva e o Laboratório de Geologia Sedimentar (Lagesed) receberam investimentos da Petrobras e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). “Eles devem servir de escola, para ensinar, dar aula e para formar pessoas”, declarou Eduardo Lopes de Faria, gerente de Geofísica do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), que esteve no Salão Nobre da Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da UFRJ para a cerimônia de inauguração

Espera de resultados

Os investimentos em infraestrutura devem ser direcionados à formação de pessoas qualificadas e geração de resultados para o setor de P&D, defende o doutor João Graciano Mendonça Filho, diretor do Instituto de Geociências (Igeo). Ele ressaltou que os primeiros resultados já justificarão os investimentos.

Para João Graciano essa recente integração entre empresa e universidade proporciona grande desenvolvimento técnico e científico para o país. “A universidade, com o recebimento de investimentos, pode atuar para suprir a demanda nas áreas de pesquisa”, afirma o diretor do Igeo.