Encontro, que antecipa as comemorações  do Dia da Consciência Negra, acontece no CAp-UFRJ.">Encontro, que antecipa as comemorações  do Dia da Consciência Negra, acontece no CAp-UFRJ.">

Ventos Africanos sopram no Cap da UFRJ

Entre os dias 9 e 13 de novembro,  os estudantes do Colégio de Aplicação (CAp–UFRJ) poderão participar do evento "Ventos Africanos", série de atividades sobre as culturas africana e afro-brasileira. A África foi escolhida como tema em função do trabalho realizado nas aulas de Literatura e História, do Ensino Médio, e na Oficina da Palavra, nas séries iniciais, do CAp.  A ideia é abordar o tema de maneira interdisciplinar. O encontro acontece, das 14h às 17h,  na Biblioteca, e faz parte do projeto "Ciranda Literária", desenvolvido pelo colégio. O evento é também uma forma de antecipar as comemorações  do dia de Zumbi dos Palmares, ícone da consciência negra.

Participarão de "Ventos Africanos" professores, funcionários, licenciandos, ex-alunos e responsáveis por alunos do CAp. Serão oferecidas também diversas atividades para a Escola Municipal Shakespeare e o Colégio Estadual Ignácio Azevedo Amaral. As turmas visitantes serão divididas em dois grupos que participarão das duas oficinas alternadamente.

A oficina realizada no dia 9 será de Barrogravura, com Áurea Bezerra da Silva, licencianda em Artes Plásticas na Escola de Belas-Artes (EBA-UFRJ). Ela fará uma breve passagem pela arte africana, mostrando suas características, significados e desdobramentos, além do processo de produção de estampas de barrogravura.

A outra oficina será sobre Maracatu, com Érika Lourenço de Menezes, também licencianda em Educação Artística na EBA, que apresentará a história do maracatu, produção de instrumentos musicais com material reutilizado, o desenvolvimento sobre a presença africana na musicalidade brasileira.