Categorias
Memória

Simpósio Internacional de Letras homenageia o centenário do Futurismo

Movimento artístico e literário, que completa 100 anos em 2009, é o tema do evento que acontece na Faculdade de Letras, até quarta, dia 12.

O Departamento de Letras Neolatinas da UFRJ organiza, entre os dias 9 e 12 de novembro, o III Simpósio de Letras Neolatinas. Em comemoração aos 100 anos do Futurismo, o evento traz nesta edição o tema “Navegações de Fronteiras: Futurismo e o Surgimento das Vanguardas”.

Com início sempre às 8h, o evento conta com mesas-redondas, conferências, minicursos, mesas temáticas, sessões de pôsteres, entre outros. O encontro é realizado na Faculdade de Letras da UFRJ, localizada no campus da Cidade Universitária. Interessados podem efetuar a inscrição, além de obter informações mais detalhadas sobre a programação do evento, no site.

Futurismo

Em 20 de fevereiro de 1909, o poeta italiano Filippo Marinetti publicou o Manifesto Futurista, no jornal francês Le Figaro. Estava oficialmente criado o futurismo, movimento artístico e literário que rejeitava o moralismo e o passado e baseava-se na velocidade e no rápido desenvolvimento tecnológico do século XIX. No Brasil, o futurismo influenciou artistas, como Oswald de Andrade e Anita Malfatti, que tiveram contato com o Manifesto Futurista e com Marinetti, em viagens à Europa, em 1912.