Segunda edição do Simpósio Imagem, Identidade e Território

Os dias entre 4 e 6 de novembro foram marcantes para os organizadores da segunda edição do Simpósio Imagem, Identidade e Território (SIIT). Para eles, que sequer sabiam que seu primeiro evento, ocorrido no ano passado em Porto Alegre, teria continuidade, a possibilidade de prosseguir com as discussões iniciadas anteriormente foi de muita importância.

Para o professor doutor Frederico Araújo, do Grupo de Pesquisa Modernidade e Cultura (GPMC) do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ, a idéia não era apenas que aquele fosse um espaço agradável e entretido, como também de produção de ideias, prolífica para o conhecimento, e novas saídas para o futuro. A questão principal foi a abordagem dos elementos constitutivos de rede. E que elementos seriam estes? “As linguagens escritas, faladas ou em áudio-visual”, explica Frederico Araújo.

É importante que a maneira como o ordenamento urbano se dá seja estudada, uma vez que sua ligação direta com a questão da cultura, da auto-imagem e a organização territorial tornam esse um ponto chave para se compreender as próprias relações a que a atual “urbanidade” está submetida.

O Simpósio se deu na Casa da Ciência, em Botafogo, e sua entrada foi livre. Promovido pela Rede Imagem e Identidade e Território (RIIT), foi composta pelos seguintes grupos universitários de pesquisa: Grupo de Pesquisa Modernidade e Cultura (GPMC) do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Grupo de Pesquisa Identidade e Território (GPIT) do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR) da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Grupo de Pesquisa Nordestança (GPN) da Faculdade de Arquitetura (Campus de Arapiraca – AL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); e Grupo de Investigación Observatorio Territorial (GIOT) do Instituto de Investigaciones y Postgrado (IIP) da Facultad de Arquitectura, Artes, Diseño y Urbanismo (FAADU) da Universidad Mayor de San Andres (UMSA) – La Paz, Bolívia.