Conheça algumas das propostas do Plano Diretor

Parque Minerva, Museu do Conhecimento, Arquivo Central e Ciaf estão entre elas.

Os Centros de Convergência constituem uma unidade básica de planejamento, cujos atributos são: densidade, diversidade, convivência de usos e usuários, conectividade, ambiência urbana. Os Centros de Convergência funcionarão como uma espécie de bairros da Cidade Universitária.

Museu do Conhecimento: Edificação de grande porte ou conjunto de edificações de porte variado, contemplando grande espaço expositivo e espaços/equipamentos de apoio. Deve ser projetado de modo a contemplar a vizinhança ou a conexão físico-arquitetônica com aqueles museus, centros de memória e acervos da UFRJ que optarem por se relocalizarem na proximidade do equipamento central. Também deverá prever espaços para serviços internos aos museus, centros de memória e acervos da UFRJ, tais como oficinas de recuperação e restauração, serviços de digitalização, encadernação etc.

Arquivo Central da UFRJ: Tendo em vista os avanços propiciados pela legislação federal (Lei n. 8.159, de 8/01/2002 e Decreto n. 4.073, de 3/01/2002), parece recomendável a constituição de um Arquivo Central da UFRJ. Neste caso, uma edificação específica deverá ser considerada, na Área Central, conformando o Centro de Memória da UFRJ.

Memorial dos Estudantes Mortos pela Ditadura Militar, que deverá ficar na praça em frente ao recentemente inaugurado Restaurante Universitário Edson Luiz.

Parque Minerva: Além de consolidar algumas áreas de preservação ambiental, o Parque Minerva deverá oferecer espaços públicos abertos para a convivência (piqueniques, comemorações, etc), atividades físicas, artísticas e de lazer. Ocupando a faixa litorânea na orla da baía, com aproximadamente 4 km de extensão, indo da ilha do Bom Jesus até a ilha do Catalão, adequadamente planejado, implantado e mantido, o Parque Minerva pode constituir uma espécie de “Parque do Flamengo da Leopoldina”, cumprindo papel fundamental para a vida social desta parte da cidade do Rio de Janeiro.

Via Fundão: Inicialmente planejada como uma pista de caminhada, corrida e ciclismo, pedagogicamente sinalizada, o espaço conceito Via Fundão evoluiu, na medida em que ele deve acompanhar o desenho da Cidade Universitária, para se transformar num elemento de interligação dos Centros de Convergência.

Complexo Integrado de Atividade Física (CIAF): Este complexo se fundamenta em projeto originalmente elaborado pela Escola de Educação Física e Desporto, e contempla seis módulos principais e um número aberto de módulos complementares.

Saiba como foi a aprovação do Plano Diretor no Consuni.

Saiba como as demandas das unidades serão atendidas.