">Espaços acadêmicos, que reunirão residências, restaurantes, bibliotecas, auditórios e espaços de serviços, cultura e lazer, promoverão a integração de estudantes, professores e técnicos-administrativos.

Centros de Convergência atenderão demanda de crescimento das unidades

Os Centros de Convergência são uma das principais propostas do Plano Diretor UFRJ, aprovado no Conselho Universitário do último dia 5. Os espaços pretendem reunir em uma mesma área residências, restaurantes, bibliotecas, auditórios, bem como instalações de cultura, esporte e lazer. O objetivo é promover uma maior integração entre diversas áreas do conhecimento e incrementar a interação entre estudantes, professores e técnicos-administrativos.

A integração interna da universidade prevê maior contato entre as diversas unidades que compõem a UFRJ, de forma a promover um conhecimento interdisciplinar a toda comunidade universitária. Para isto, serão edificados novos prédios onde poderão ser instaladas as unidades que se interessarem em se transferir para a futura Cidade Universitária. Algumas delas já se manifestaram favoravelmente e o Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD) já planeja como serão dispostos os respectivos Centros de Convergência, que contemplarão salas de aula, auditórios, bibliotecas, restaurantes, residências, bem como espaços de esporte, lazer e cultura.

Durante a sessão do Conselho Universitário, a diretora da Faculdade de Educação (FE), Ana Monteiro, explicou que a iniciativa é inédita e representa um planejamento estratégico. Entretanto, ela ponderou que, apesar da disposição da FE/UFRJ em se transferir, existem algumas condições que precisam ser atendidas para que a unidade possa concretiza um projeto acadêmico.  “Nossa intenção se coaduna com a busca para se superar a fragmentação de nossa universidade”, afirmou a diretora.

Já a atual diretora da Faculdade de Direito, Juliana Magalhães – que se manifestou pessoalmente favorável à transferência – informou que deverá promover um plebiscito consultivo para decidir sobre o tema.

Outras unidades também deverão decidir internamente e levar suas propostas ao CTPD.

Saiba como foi a aprovação do Plano Diretor no Consuni.

Saiba quais são as principais propostas.